Corretora

Apólice de seguro: saiba tudo sobre a importância deste documento

Escrito por F&A Seguros

Ao contratar um seguro, é importante saber todos os detalhes e peculiaridades do serviço, garantindo que está realizando a melhor contratação para a sua empresa. Caso contrário, você pode adquirir um serviço que não é tão necessário assim para o funcionamento do seu negócio.

Nesse contexto, um detalhe que merece toda a atenção é a apólice de seguro. Continue lendo, saiba mais sobre o assunto e veja porque é essencial ter domínio sobre esse tema.

O que é a apólice de seguro?

A apólice de seguro é o documento no qual estão registrados todos os detalhes pertinentes ao serviço contratado, estabelecendo as regras entre as partes, tanto da seguradora quanto do cliente.

Ela estabelece todas as cláusulas referentes às coberturas, e assistências, bem como prazos, direitos e deveres de ambas do contratante (segurado) e do contratado (companhia de seguros).

Para que ela serve?

Em primeiro lugar, ela é o registro formal do acordo entre as partes, funcionando como um documento legal para todos. Assim, formaliza as obrigações da seguradora para com o segurado em caso de problemas, de forma que, na situação de não cumprimento de algum ponto, é cabível recurso judicial.

Além disso, é nela que consta tudo que está garantido pelo seguro, de forma a compreender em quais situações o uso da indenização não está incluso e não criar expectativas que não poderão ser atendidas.

Por exemplo, ao contratar um seguro para sua frota, se não há proteção para furto e roubo, o proprietário da apólice não poderá contar com isso em caso de sinistro, ficando a empresa com a responsabilidade de arcar com os prejuízos nessa situação.

Se durante a execução do trabalho há uma maior exposição a esse tipo de problema, o ideal seria, portanto, incluir uma proteção adicional para furtos e roubos, de forma a proteger o seu patrimônio. 

Por que é importante conhecer as apólices de seguro?

Como falamos, a apólice é um instrumento de segurança e esclarecimento para ambas as partes envolvidas na contratação de um seguro. Ela garante proteção legal, evita surpresas no caso de problemas e, portanto, conhecê-la é essencial para um gestor, principalmente quando o seguro se aplica aos funcionários.

Por exemplo, ao contratar um seguro de vida para os colaboradores, é importante se certificar de que a cobertura de fato atende aos anseios, expectativas e peculiaridades da função deles. Caso contrário, o benefício não será útil e poderá frustrá-los.

Além disso, em caso de dúvidas, é você o responsável por solucioná-las. Afinal, você é intermediário, nessa situação, entre o segurado e a corretora.

Portanto, ter conhecimento é essencial para promover segurança e conforto para os colaboradores. Essa é a função principal da aquisição de seguros para eles, não é mesmo?

Outro ponto importante é para saber em quais situações não há cobertura do seguro e se precaver financeiramente, evitando prejuízos que possam comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Aproveite e conheça os principais cuidados que você deve ter ao contratar um seguro e tire suas dúvidas sobre o assunto!

 

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.