Gestão Empresarial

Auditoria interna empresarial: entenda a importância dela!

Escrito por F&A Seguros

A auditoria interna empresarial é fundamental para manter uma boa gestão do negócio em todos os aspectos. Isso porque, quando as ações do interior da empresa não estão acontecendo de forma sinergética e organizada, há consequências negativas no ambiente externo, comprometendo a venda ou prestação de serviço para o cliente final.

Assim, esse processo é essencial para garantir a eficiência organizacional e permitir os bons resultados a longo prazo. Continue lendo e entenda mais sobre esse tipo de auditoria, suas diferenças para a versão externa e quais as vantagens de sua implementação.

O que é a auditoria interna empresarial?

A auditoria interna diz respeito ao conjunto de procedimentos que visa examinar e adequar os processos realizados dentro de uma organização, verificando se as ações estão de acordo com o planejamento prévio realizado.

Quais as diferenças entre as auditorias internas e externas?

É preciso, assim, compreender as diferenças entre as auditorias internas e externas, para que não se confunda os dois processos. Cada um tem a sua importância e, assim, se complementam. A seguir, detalhes sobre o assunto:

  • a auditoria externa é realizada com consultores independentes, enquanto a interna é feita por funcionários especializados nisso;
  • a auditoria externa visa monitorar a fidedignidade das informações oferecidas pela empresa, enquanto a interna visa o controle da prática dos regimentos internos da empresa, verificando a conformidade dos atos da organização como um todo.

Quais as vantagens da auditoria interna?

Por que a sua empresa necessita de realizar auditoria interna empresarial? Quais as vantagens de adotar isso como uma política recorrente na organização? Continue lendo e descubra.

Prevenção contra riscos e fraudes

Por meio da auditoria interna é possível verificar falhas e possíveis fraudes que possam ser realizadas por funcionários com comportamentos inadequados. Assim, em caso de problemas, torna-se possível encontrar os problemas, os responsáveis e resolver antes que a situação possa se complicar.

Por exemplo, fraudes na área financeira podem comprometer a saúde orçamentária da organização, colocando em risco até mesmo o funcionamento da empresa. Porém, isso só é possível de avaliar por meio de cruzamento de dados realizado nos processos de auditoria interna.

Lembre-se que, em algumas situações, isso pode render até mesmo problemas legais, como em casos de divergências nos registros tributários.

Monitoramento do planejamento estratégico

Por meio das auditorias, é possível avaliar se o planejamento estratégico da empresa está sendo devidamente seguido, servindo como uma espécie de mensuração e acompanhamento de resultados.

Por exemplo, pode-se verificar se as metas traçadas para cada setor estão sendo cumpridas adequadamente, realizando as mudanças caso sejam necessárias. Assim, é possível conseguir bater as metas pretendidas e conquistar o crescimento desejado.

Controle da situação financeira da empresa

Sua empresa está cumprindo as diretrizes traçadas no plano orçamentário anual? Muitas vezes, com peculiaridades do dia a dia, desvios podem ocorrer diante do que fora planejado previamente, sendo necessário adequações para não ocorrer gastos excessivos e descontrole.

Nesse contexto, as auditorias internas empresariais são fundamentais, portanto, para que ocorra um monitoramento financeiro, evitando gastos acima do permitido para manter a saúde orçamentária da organização.

Ação preventiva contra desperdícios financeiros

Evitar os desperdícios é fundamental para não ser pego de surpresa posteriormente. Imagine perder o controle financeiro e, descobrir posteriormente, que gastos supérfluos ou inadequados foram realizados?

Assim, é importante ações preventivas para evitar este tipo de situação. É essencial encontrar  as brechas responsáveis por gastos desnecessários e cortá-los, a fim de poder direcionar as verbas para outros investimentos de maior prioridade na empresa.

Podemos, portanto, ver o quanto a auditoria interna empresarial traz uma série de benefícios para a sua empresa e, assim, deve ser aplicada adequadamente no ambiente organizacional. Se você quiser saber mais detalhes sobre a auditoria interna empresarial, leia nosso artigo especial sobre o assunto.

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.

Share This