Gestão de Patrimônio

Como fazer a proteção patrimonial da sua empresa

Escrito por F&A Seguros

Existem diversos desafios envolvidos por trás da administração de uma empresa, que vão além das oscilações do mercado, como por exemplo, manter a saúde financeira, prezar pelos recursos humanos, entre outros. Assim, desenvolver uma boa gestão é essencial para a proteção patrimonial da empresa.

Ficou interessado no assunto? Então confira neste artigo algumas dicas imperdíveis de proteção patrimonial.

Execute análise de riscos e auditorias periódicas

Fazer uma boa análise do cenário mercadológico da empresa e contratar auditorias são os principais métodos de proteção patrimonial que podem ser tomados pelo gestor para auxiliar na pesquisa de falhas sistêmicas ou equívocos em seus processos.

Um analista terceirizado, contratado pela empresa, possui uma “visão limpa”, totalmente imparcial, além do know-how necessário para apontar diretrizes. Desse modo é possível fazer um diagnóstico completo sobre finanças, estrutura etc.

Os dados fornecidos por esses profissionais são essenciais para a comparação dos seus próprios registros, fornecendo uma visão mais ampla dos pormenores e otimizando sua capacidade de tomada de decisão.

Gerencie melhor seu controle de estoque

Controlar o estoque da empresa é uma tarefa difícil, principalmente quando boa parte da produção depende dos insumos armazenados. Perdas e sumiços podem ser indícios de que falta uma proteção patrimonial mais eficiente.

Atualmente já existem softwares de gerenciamento que otimizam os processos de logística e estoque. Essas ferramentas são capazes de contar todo o material, gerar relatórios e gráficos de maior saída e entrada de recursos.

Esses programas são chamados de ERP, uma sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais. Existem vários disponíveis no mercado, e quando adquiridos são personalizados de acordo com as necessidades da empresa.

Utilize câmeras e outras ferramentas

Parece óbvia a necessidade do uso de câmeras e alarmes dentro de alguns setores importantes da empresa, mas ainda hoje existem empresários que ignoram a importância dessas ferramentas.

É impossível impedir todos os problemas causados pela falta de uma boa proteção patrimonial, mas há meios de minimizar seus efeitos e sua ocorrência. O uso de câmeras e alarmes intimidam infratores externos, ajudam nas investigações, além de controlar fraudes internas.

Apesar de todas as vantagens, é preciso tomar algumas precauções, principalmente quanto à privacidade dos funcionários e clientes em alguns pontos da empresa — ou seja, os ambientes monitorados devem ser devidamente sinalizados.

Contrate um seguro para otimizar sua proteção patrimonial

Com tantas preocupações em torno da empresa, é comum que algum problema passe despercebido pelos olhos dos gestores. É nesses momentos que eles precisam de uma solução rápida para emergências — e ao contratar um seguro, sua resposta ao ocorrido é imediata.

Não podemos prever o futuro, então o seguro é a melhor forma de proteção patrimonial para seus ativos. Esse tipo de serviço cobre a maioria das despesas depois de um sinistro, como incêndios, abalos, problemas ambientais etc.

Agora que você já conhece algumas formas de otimizar sua proteção patrimonial, é importante aplicá-las de maneira correta. Lembre-se de que a ajuda de um profissional em auditoria pode ser um forte diferencial, além da contratação de seguros para diminuir os prejuízos.

Gostou deste conteúdo? Então acesse outros sobre patrimônio empresarial para saber exatamente como proteger o seu!

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.