Gestão Empresarial

Conheça 4 vantagens da contratação de um seguro de crédito

Escrito por F&A Seguros

As vendas à prazo já são tradicionais no mercado brasileiro. Se um estabelecimento só aceita receber o pagamento por suas mercadorias à vista, certamente perderá alguns clientes. No entanto, essa modalidade de venda é suscetível a perdas para a empresa caso o cliente deixe de pagar. É nesse contexto que surge o seguro de crédito.

Essa espécie de seguro ainda é pouco conhecida, mas é muitíssimo importante, visto que tem 8por objetivo proteger a empresa contra o não pagamento de dívidas de transações comerciais, e oferece cobertura contra o risco de falta de pagamento dos devedores de um estabelecimento.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o seguro de crédito? Então continue a leitura e descubra quatro vantagens de sua contratação!

1. Garantia de recebimento em caso de inadimplência dos clientes

Essa, com certeza, é a vantagem que mais atrai os contratantes desse seguro. Essa garantia responsabiliza-se em pagar mais de 90% do valor em crédito e pode ser aplicada tanto no mercado interno quanto no mercado de exportações.

Ao fazer a contratação da cobertura de um seguro de crédito, a sociedade empresária passa a contar com a certeza de recebimento da dívida, mesmo quando seus clientes forem inadimplentes.

2. Prévio conhecimento sobre potenciais clientes inadimplentes

Muitas das faturas não pagas decorrem do desconhecimento do empresário sobre a que seus clientes têm de cumprir com seus compromissos. Em decorrência desse fato, ao ser realizada a contratação de um seguro de crédito, é disponibilizado à sociedade empresarial um sistema de informações acerca dos clientes. Essa espécie de sistema de informações visa reduzir e evitar o não pagamento das dívidas comerciais.

Dessa maneira, o empresário  conhecerá melhor o consumidor para quem está realizando determinada venda a prazo e exigirá dele maiores garantias. Por outro lado, os clientes monitorados como “bons pagadores” terão sua venda a prazo facilitada.

3. Aumento de credibilidade junto a bancos e instituições financeiras

Com a proteção da carteira de recebíveis, o impacto causado em eventuais análises de riscos para concessões de crédito em bancos e instituições financeiras é muito positivo. Por isso, a contratação de um seguro de crédito gera um escore muito positivo para a sociedade empresária contratante, facilitando empréstimos e incentivos financeiros.

Os bancos e outras instituições financeiras estão em busca de garantias de recebimento de seus empréstimos. Quando se deparam com sociedades que fazem contratações de seguros de crédito facilitam todo o processo, pois não haverá inadimplemento de obrigações em “efeito cascata”.

4. Benefícios fiscais

O seguro de crédito também beneficia o contratante no tocante aos impostos pagos ao fisco. Em empresas que optam pela tributação em regime de lucro real incluem como despesa dedutível no imposto de renda o pagamento dos prêmios referentes aos seguros.

Desse modo, empresas que possuem o seguro de crédito, além de se resguardarem de todas as formas quanto ao descumprimento de obrigações por parte de seus devedores, ainda têm abatimento no valor que pagarão no imposto de renda. É um ganho em dobro!

Percebe-se, portanto, que a contratação do seguro de crédito é essencial para qualquer empresa. Além de garantir a prevenção à inadimplência, ele traz diversos outros benefícios fiscais e creditícios.

É importante que para a contratação do seguro você procure uma empresa especializada e com tradição no mercado. O grupo F&A é referência no mercado de seguros. Entre em contato conosco e escolha o plano que mais se adequa a suas necessidades!

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.

Share This