Gestão de Patrimônio

Medidas essenciais para evitar assaltos em apartamentos

Escrito por F&A Seguros

A violência nos grandes centros urbanos pode trazer uma série de problemas para o cotidiano das pessoas. Assaltos, furtos e outros crimes violentos podem causar uma série de transtornos que poder ir muito além dos danos físicos.

Quando se trata de invasões a residências, as consequências são ainda piores. Afinal, como uma pessoa pode ficar bem sabendo que o local em que reside não é seguro? Complicado, não é mesmo?

Portanto, é importante se precaver e implementar medidas de segurança no condomínio, a fim de tornar seu apartamento mais seguro. Algumas medidas simples podem ser eficientes para evitar uma situação complicada, principalmente no que se refere a assaltos ao apartamento. Quer saber como? Continue a leitura!

Vidros escuros e espelhados na portaria

Ter vidros escuros e espelhados na portaria é uma espécie de proteção para os moradores e funcionários que ali estão. Isso permite que eles não sejam vistos por quem passa pelo lado de fora, protegendo o patrimônio do condomínio e os próprios colaboradores. Assim, apenas com aqueles que estão dentro do prédio conseguindo observar quem está do lado de fora, há uma maior garantia de segurança para todos.

Contratação de seguranças em período integral

Se há um alto índice de assaltos na região, a contratação de vigilantes pode ser uma boa estratégia. Eles serão responsáveis por manter a segurança das áreas comuns e do entorno do condomínio.

O profissional especializado em medidas de proteção saberá identificar o que deve ser modificado — seja estruturalmente, seja nas atitudes dos condôminos —, observará condutas suspeitas e tomará as medidas cabíveis, além de que, somente sua presença, por si só, já é capaz de inibir práticas criminosas.

Olho mágico e interfone no apartamento

A simples instalação de um olho mágico e do interfone pode ser eficaz para evitar situações de risco.

Vamos a um primeiro exemplo: uma pessoa bate à sua porta. Caso você tenha o olho mágico, consegue observar se é alguém conhecido ou não e pode decidir se abrirá. Sem isso, sua opção será perguntar e aguardar uma resposta ou, então, tentar a sorte.

O mesmo acontece com o interfone. Se você pede um lanche, por exemplo, pode receber a chamada no interfone e buscar seu pedido no portão sem se expor à situação de abrir a porta para um desconhecido. Parece simples, mas algumas pessoas não investem em tais medidas. Assim, é importante pensar nelas como opções para seu apartamento.

Observação atenta das ruas próximas ao condomínio

Quando criminosos decidem agir, é comum que vigiem a região durante um tempo, a fim de saberem qual é a melhor brecha de atuação. Mas, com uma observação eficaz das ruas em torno, é possível realizar medidas de prevenção, alertar autoridades e evitar incidentes que possam causar sérios prejuízos ou transtornos aos moradores.

Câmeras internas e externas

As câmeras são importantes inibidores de condutas criminosas. Muitos meliantes evitam a prática de delitos quando percebem a possibilidade de serem identificados por tais equipamentos.

Além disso, no caso de alguma ocorrência, é possível descobrir quem foi o culpado e conseguir, por meio da ajuda das autoridades, recuperar os itens perdidos. As câmeras também auxiliam a identificar comportamentos de risco e a instruir os moradores a evitarem a repetição de determinados atos, a fim de minimizar as chances de problemas.

Para que permitam a verificação de qualquer tipo de ação suspeita, as câmeras devem cobrir as áreas internas e externas. Assim, será possível identificar pessoas que estejam rondando o condomínio para compreender rotinas e comportamentos dos moradores.

Eduque os moradores do condomínio

Aqueles que mais colocam a segurança dos apartamentos em risco são os próprios moradores — e suas condutas inadequadas. Principalmente em locais onde não há portaria, é necessário que cada pessoa se responsabilize por manter a segurança do condomínio.

Por isso, o síndico deve se preocupar em “educar” os moradores quanto a condutas de segurança que envolvam as atitudes de cada um. Entre elas, estão:

  • evitar conversas no portão, de forma a impedir abordagens violentas (como ser feito de refém) por parte dos criminosos;
  • não deixar portões de acesso e garagem abertos por muito tempo;
  • não abrir nenhum dos portões para pessoas que não conheça, mesmo que afirmem ser conhecidas de outros moradores;
  • não deixar chaves com quem não for morador.

Limite o acesso a desconhecidos

Como saber se um desconhecido que está acessando o condomínio é confiável ou não? Todos os dias, diversas pessoas passam pelas áreas comuns do local e fica difícil saber se são, de fato, conhecidas ou não têm acesso a nenhum morador.

Por isso, é importante criar medidas de limite de acesso a desconhecidos, para minimizar as chances de um criminoso invadir os apartamentos. Algumas atitudes que podem ser implementadas são:

  • estabeleça um horário para a entrada de estranhos no condomínio, principalmente se não houver portaria 24 horas;
  • peça o registro e a documentação de todos os visitantes que forem ao local;
  • estabeleça uma entrada única para pessoas de fora;
  • recuse entregas de encomendas que não tenham sido previamente comunicadas, impedindo que o profissional adentre o condomínio para a entrega;
  • recepcione as pessoas não cadastradas nas áreas comuns, não permitindo a subida sem o acompanhamento de um morador que as conheça;
  • caso o indivíduo se recuse a se identificar, não permita sua entrada no condomínio.

Tais medidas (muitas até relativamente simples) são essenciais para evitar ações criminosas que vão desde pequenos furtos até assaltos que envolvam violência extrema contra os moradores. Isso é importante para proteger não só o patrimônio de todos, mas a própria saúde dos condôminos.

Lembre-se de que uma ação do tipo deixa marcas a longo prazo e, muitas vezes, os danos são permanentes. Assim, implementar as medidas citadas se torna necessário para que todos possam viver bem, harmoniosamente e sem problemas futuros.

Gostou das dicas sobre a prevenção de assaltos em apartamentos? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude a levar informação para seus amigos!

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.

Share This