Gestão de Patrimônio

Qual programa de seguro escolher para minha empresa?

Escrito por F&A Seguros

Minimizar riscos, diminuir custos e manter seus ativos, patrimônio e funcionários seguros são alguns dos motivos pelos quais a contratação de seguros empresariais é importante. Basicamente todas elas, independente do seu porte e atividade, contratam alguma modalidade para garantir a segurança do negócio.

E é essencial que a escolha seja feita adequadamente, a fim de garantir o melhor para o seu negócio. Afinal, em um momento de emergência, será necessário acionar o seguro e, qualquer erro ou deslize, poderá comprometer a saúde da organização.

Por isso, a decisão pelo pacote de seguros deve ser feita prudentemente, se certificando de que contratou a opção que mais se encaixa para seu negócio. Continue lendo e determine essa escolha de forma mais consciente.

O que são seguros empresariais?

Seguros empresariais são aqueles contratados afim de proteger o negócio dos riscos inerentes às práticas cotidianas. Isso porque, em muitos casos, os prejuízos causados por acidentes ou outros problemas prováveis de ocorrer, podem diminuir a rentabilidade ou, até mesmo, inviabilizar as atividades da empresa.

Podem estar inclusos no seguro dessa categoria:

  • cobertura contra danos, furtos e roubos de equipamentos e cargas;
  • reembolso de despesas que sejam fixas;
  • seguro garantia;
  • seguro de vida e saúde para funcionários;
  • seguro de frota, entre outros.

Qual a importância dessa modalidade de seguros?

O seguro empresarial é essencial, em primeiro lugar, para ajudar na prevenção de futuros prejuízos que possam estar acima do que a empresa esteja capaz de arcar em casos de emergência.

Vejamos um exemplo: equipamentos caros são furtados da sede da empresa. Muitas vezes, mesmo que a organização tenha fundos de reserva para casos de emergência ou dedicados a outros tipos de investimento, não consegue arcar com a reposição imediata do maquinário, sendo necessário recorrer a financiamentos para conseguir realizar a compra.

Com isso, há uma perda de capital, que poderia ser dedicado a outras atividades, para o pagamento das parcelas com juros advindas do empréstimo. Caso tenha um seguro que possua cobertura para esse tipo de situação, evita-se gastos maiores ou, até mesmo, a necessidade de recorrer aos bancos para conseguir realizar a aquisição. Ele também é essencial para conseguir honrar prazos com fornecedores em tempo hábil.

Supondo que sua carga é furtada durante o transporte para o destino final. Os custos para a realização de uma nova produção podem não estar disponíveis de imediato, seja por ausência de fundos necessários no capital de giro ou por quaisquer outras razões.

A partir de um seguro contra furtos e roubos de carga é possível financiar uma produção extra, ou então ressarcir seus clientes, caso seja essa a opção adotada. Com isso, há outra vantagem: há uma proteção da imagem da empresa, de forma a garantir que os prazos sejam cumpridos ou, mesmo, evitar atrasos em excesso.

Além disso, com a inserção de outras coberturas importantes, como o seguro de vida para funcionários, que através da proteção dos colaboradores, permitem com que trabalhem mais tranquilamente e satisfeitos, aumentando sua produtividade.

Como escolher o melhor programa de seguros?

Como pudemos ver anteriormente, é essencial a contratação desse serviço para a empresa, mantendo-a segurada. Mas outra questão que deve ser pensada é: como escolher o melhor programa de seguros para o meu negócio? Confira as dicas mais importantes para isso:

Observe quais são os principais riscos que preocupam nas atividades da empresa

O pacote de seguros mais viável para a empresa é aquele que abrange as atividades principais que a mesma realiza. Por exemplo, se há constantemente o transporte de cargas, é essencial pensar que o contrato deve conter, pelo menos, um seguro específico para frotas, transporte de carga e seguro de vida para os motoristas.

Se por acaso o negócio trabalha com maquinário de custo elevado, ter um seguro contra perdas, danos, furtos e roubos é importante para que, em caso de algum acidente, a cobertura do serviço diminua os prejuízos causados pela ação dos criminosos.

Por isso, analise quais são os riscos mais comuns e os com maior potencial de causar problemas à empresa. O programa de seguros deve sempre conter cobertura para esses casos.

Verifique as coberturas da apólice

Leia o contrato e confirme quais são as coberturas que estão descritas na apólice. Dessa forma você poderá evitar surpresas de, em caso de algum problema, achar que estava coberto para determinada situação e, na verdade, não ser possível a empresa de seguros atender à solicitação.

O oposto também pode ocorrer: muitas vezes o contratante não tem conhecimento de que a apólice cobre determinada situação e, com isso, perder a oportunidade de ter um prejuízo aliviado em caso de emergência.

Verifique o valor da franquia

Outro ponto importante ao escolher o programa de seguros para a sua organização é verificar se o valor de franquia é justo. Isso porque é importante avaliar se é compensatório o valor que a empresa terá de arcar com a reparação em caso de problemas.

Conte com uma consultoria para ajudá-lo na escolha

São muitos detalhes para verificar qual é de fato o melhor programa de seguro para sua empresa. E, a depender do tipo de serviço que necessita, uma escolha ruim pode ser bastante prejudicial, principalmente caso seja necessário acionar o serviço.

Para ajudar os gestores na escolha do serviço mais adequado e garantir que estará fazendo a aquisição com o melhor custo-benefício e que, de fato, deixará a empresa segurada, que tal contar com uma consultoria especializada?

Nesse tipo de serviço, especialistas vão avaliar quais são as atividades do seu negócio, os riscos envolvidos cotidianamente, quais são as coberturas que devem ser contratadas e, com isso, indicar qual é o melhor programa, com a garantia de que você estará realizando a aquisição dentro do que é realmente imprescindível para sua organização.

Com isso, será possível fazer uma contratação mais consistente e, em um momento de urgência, poder contar com os benefícios do seguro, evitando dores de cabeça e prejuízos futuros.

Se deseja o serviço de consultoria para encontrar o melhor programa de seguros para sua empresa, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e faça um orçamento!

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.