Gestão Empresarial

Saiba como o planejamento de logística impacta nos lucros da empresa

Escrito por F&A Seguros

A área de logística é uma das mais importantes e cruciais de qualquer empresa. Ainda que todo processo produtivo seja pautado pela excelência, erros logísticos podem colocar todo o trabalho em risco. Portanto, tudo que concerne a esse setor deve ser visto com cuidado.

O planejamento de logística é essencial para garantir que todas as etapas sejam feitas de forma eficiente, concluindo o processo de vendas com qualidade, surpreendendo e encantando o cliente.

Continue a leitura deste post, saiba mais sobre o tema, e entenda o impacto que um planejamento logístico ineficiente pode causar nos resultados da empresa, em um âmbito geral.

Assim, no final, estará mais consciente sobre a importância disso e saberá a necessidade de desenvolver soluções importantes e otimizar o setor.

A importância do planejamento logístico

Se a área de logística tem um papel estratégico para qualquer empresa, o planejamento torna-se fundamental para conseguir obter bons resultados a curto e a longo prazo.

Essa organização é fundamental para garantir a eficiência do setor, mitigando erros que podem comprometer a imagem da sua empresa diante do público.

Primeiramente, é preciso compreender que há uma cadeia de suprimentos que impacta desde a obtenção de matéria-prima, até a chegada ao cliente final, passando pela produção do produto e o despacho do material.

Todo esse processo precisa ser eficiente, afinal, como o próprio nome já diz, é uma cadeia. Quando um dos pontos não funciona bem, outros fatores da empresa sofrem o impacto negativo.

O processo logístico é um dos mais próximos do cliente e, portanto, erros são sentidos por eles, bem como quando são eficientes, tendem a encantá-los de forma mais efetiva.

Um bom planejamento logístico permite o alinhamento de processos entre empresa e fornecedores, e também entre os próprios setores internos que executam, com mais perfeição, a verificação de valores, realizam uma boa gestão de estoque, mantêm um maior controle dos resultados etc.

Além disso, ele promove uma maior eficiência nos processos, diminuindo o tempo total de execução, os gastos de recursos, e permitem uma redução dos custos totais de produção, maximizando a rentabilidade da empresa.

Por exemplo, é possível reduzir os custos com frota, permitindo redirecionar esses valores para investimentos em outras áreas.

Resultados de um planejamento logístico ineficiente

Além de entender a importância do planejamento, é essencial compreender quais são os impactos quando isso é feito de forma ineficiente.

Entregas com atrasos

Quando a logística não é planejada de forma eficiente, um dos resultados negativos mais comuns é o atraso nas entregas. Os prazos não conseguem ser cumpridos por uma série de motivos, como:

  • rotas mal planejadas;

  • demora na saída do estoque;

  • dificuldade para encontrar o produto no estoque por alocação indevida;

  • problemas com os veículos, entre outros.

Dependendo do atraso na entrega das mercadorias, o cliente pode registrar reclamações no Procon, redes sociais e sites especializados, prejudicando a imagem da organização.

Produtos com avarias

Quando há erros na logística, os produtos podem ser mal armazenados no centro de distribuição. Com isso, não raro, há danos nos itens, que levam a prejuízos a longo prazo, já que se torna necessário repor as peças estragadas.

Também podem ocorrer avarias quando:

  • as mercadorias passam por diversos lugares até chegar ao destinatário final;

  • quando o produto é manipulado por diversas pessoas durante o processo de entrega;

  • quando é escolhido o modal inadequado para o transporte (no caso de cargas frágeis, por exemplo).

Quando os danos são encontrados antes da entrega, pode-se gerar atraso para chegar ao cliente, já que é necessário repor a peça. Quando não, pode-se também causar problemas, já que o cliente recebe uma peça danificada, estimulando que ele faça uma reclamação posteriormente.

Entregas de pedidos errados

Quando não há planejamento adequado na área de logística, pode haver erros na separação de produtos (picking), fazendo com que um item seja enviado por engano para o cliente. Novamente, isso pode gerar atrasos desnecessários e também atrapalhar o relacionamento com o usuário.

Campanhas de marketing prejudicadas

Os principais erros nos processos logísticos potencializam as chances de gerar uma série de reclamações por parte dos clientes. Assim, prejudicar seriamente as campanhas de marketing que a sua empresa esteja planejando.

Por exemplo, a equipe de divulgação pode pensar em peças incríveis, que estimulem o engajamento, mas, ainda assim, não conseguir bons resultados, porque eles ficarão sufocados no meio de diversas reclamações públicas dos clientes.

Possibilidade de entrega de produtos vencidos

Outro fator comprometedor, principalmente se você trabalha com produtos perecíveis, é a possibilidade de entrega de produtos vencidos. Se o planejamento de logística não é eficiente, o produto pode até ter saído do estoque no prazo certo, mas chega já fora do prazo de validade nas mãos do cliente.

Os impactos na rentabilidade de um planejamento de logística ineficiente

Todos os problemas listados evidenciam que há impactos significativos para a empresa quando não há um bom planejamento de logística, não é mesmo? Mas você tem consciência do quanto isso impacta a rentabilidade do negócio?

Cada vez mais os clientes são exigentes, principalmente com prazos de entrega. Atrasos constantes e longos fazem com que a pessoa desista de fazer novas compras, perdendo a oportunidade de fidelizá-la.

Além disso, a depender da situação (como o recebimento de produtos com avarias ou com prazo de validade expirado), o cliente pode realizar reclamações públicas, e quanto mais elas vão se somando em sites de redes sociais e locais especializados (como o Reclame Aqui), mais a imagem da sua empresa vai se deteriorando.

Muitas pessoas avaliam essas questões ao decidir por uma loja ou empresa para realizar suas compras. Ainda que, aparentemente seu negócio tenha um produto de melhor qualidade ou com um preço mais competitivo, pode perder a conversão em função dos altos índices de reclamações.

Além disso, as perdas de produtos estragados, com prazo de validade expirado ou com avarias também geram um grande prejuízo, pelas perdas de material e necessidade de reposição.

A falta de planejamento logístico também pode gerar perdas com rotas contraproducentes, transportes e modais inadequados, atrasos desnecessários, entre outros. Assim, os lucros do negócio ficam comprometidos, reduzindo a rentabilidade mensal.

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