Gestão de Patrimônio

Seguro residencial, vale a pena? Descubra

Escrito por F&A Seguros

Ao contrário do que muitos pensam, contratar um seguro de imóvel não é algo supérfluo e pode ser um investimento, não um gasto.

Geralmente, esse tipo de seguro cobre danos causados por roubos, incêndios e alguns desastres naturais. E, não existe uma resposta padrão para a necessidade de contratá-lo.

Sendo assim, para tirar suas dúvidas, neste artigo vamos mostrar algumas particularidades e as  principais vantagens desse investimento. Confira!

Como funciona o seguro de imóvel

Caso o imóvel tenha sofrido algum tipo de dano que é coberto pela apólice do seguro, é necessário entrar em contato com a corretora imediatamente,  para que a mesma faça o comunicado do sinistro (danos ocorridos) à seguradora.

A seguradora então solicitará fotos que comprovem os danos, para que os mesmo possam ser avaliados, juntamente com orçamentos de prestadores que possam realizar os reparos.

Após análise, a Companhia aprova os reparos e orçamentos condizentes com o que foi relatado no processo e efetua o crédito na conta do segurado.

Valor do seguro residencial

Os valores de um seguro em imóvel se diferenciam bastante, pois os preços variam de acordo com o local onde você mora, o valor da sua casa e outros fatores.

Como é comum em qualquer modalidade de seguro, é preciso que você escolha os fatores que gostaria de ter mais segurança.

Apesar disso, o valor desse tipo de seguro costuma ser baixo se comparado aos outros.

Tipos de contratação do seguro de imóveis

Como já foi dito, existem algumas formas de contratação do seguro residencial:

  • Imóvel: esse tipo é voltado para a segurar os acessórios e equipamentos permanentes, como banheiros, cozinhas e garagens;

  • Conteúdo: esse tipo tem foco em segurar os produtos que você tem em casa, como computadores, televisão, geladeira, entre outros.

Você pode adquirir os dois tipos de seguro de forma conjunta ou separada, tudo de acordo com as suas necessidades e prioridades.

Tipos de coberturas – assistência 24 horas

Há seguradoras que oferecem coberturas (assistência 24 horas) na contratação do seguro residencial que muitas vezes o segurado desconhece ter direito a utilizar. Algumas das mais comuns são elas:

  • Chaveiro 
  • Mão de obra hidráulica
  • Mão de obra elétrica
  • Desentupimento de pias
  • vidraceiro
  • Limpeza de residências
  • Guarda residência
  • Mudança e Guarda móveis
  • Cobertura provisória de telhados
  • Hospedagem etc.

É importante verificar com a corretora quais assistências estão no pacote da contratação do seguro e qual o número de vezes estão disponíveis para serem utilizadas. Lembrando que são serviços de muita utilidade ao segurado e compensatórios pelo custo benefício que o seguro residencial oferece. 

Tranquilidade em eventuais acidentes naturais

Dependendo de onde você mora, é possível que o seguro cubra danos de causas naturais, como temporais e vendavais.

Além disso, o seguro também realiza coberturas em casos de incêndios, desmoronamentos e roubos. Em algumas situações, é necessário a contratação de uma cobertura adicional.

O que você precisa ter atenção, no momento da assinatura do contrato, é em relação a todas as políticas bases do seguro em imóvel, certifique-se de que elas atendem às suas necessidades. Dessa forma, você poderá ficar mais tranquilo com relação a alguma eventualidade que possa danificar o seu bem.

Apesar de esses eves serem raros, é importante considerar que ter essa segurança pode valer muito a pena, visto que o valor do seguro costuma ser bem acessível.

Uma vez que você decide investir em seguro residenciall, lembre-se de que é algo que pode lhe poupar dinheiro e, claro, diversas dores de cabeça, principalmente se a sua casa sofrer algum tipo de dano mais grave que, muitas vezes, pode ser irreparável.

Se você gostou deste conteúdo, curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações.

 

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.