Gestão de Patrimônio

Você sabe os tipos e benefícios do seguro predial? Confira!

Escrito por F&A Seguros

O seguro predial é fundamental para proteger um patrimônio imobiliário (prédio, casa, apartamento etc.), já que ele está em constante ameaça de danos, seja devido a acidentes naturais, seja por outros acidentes que possam vir a ocorrer, como um acidente elétrico, por exemplo. Por isso, trata-se de um investimento necessário e valioso.

Esse é o tema deste post. Continue com a leitura e saiba quais são as modalidades e tipos de proteção de imóveis existentes, suas vantagens e importância para o segurado. Vamos em frente e confira!

Quais os tipos de seguro predial existentes?

Primeiramente, precisamos diferenciar as seguintes modalidades de seguro predial:

  • residencial: destinado a casas ou apartamentos (é facultativo);

  • condominial: cobre a estrutura e as áreas comuns de prédios habitacionais ou comerciais (é obrigatório);

  • habitacional: diz respeito ao financiamento de imóvel — proteção no caso de morte ou invalidez permanente do mutuário, dentre outros casos (também é obrigatório).

No caso de edifícios, lembre-se que o seguro do condomínio (compartilhado entre os condôminos) não garantirá cobertura sobre os danos causados ou iniciados no interior de suas unidades habitacionais — assim, em tal situação o proprietário de um apartamento sem proteção assumirá o risco pelo prejuízo ao seu imóvel ou a terceiros.

Feita essa distinção, sigamos em frente! Os seguros prediais podem ser classificados conforme os tipos de proteção que oferecem — como veremos a seguir —, os quais são aplicáveis a qualquer uma das modalidades acima (residencial, condominial e habitacional).

Cobertura básica simples

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de seguro protege o cliente contra os danos mais básicos. Ele inclui a garantia contra:

  • incêndios;

  • queda de raios;

  • explosões;

  • queda de aeronaves.

Cobertura básica ampla

Nesse caso, o seguro inclui as garantias da cobertura básica simples, porém, vai um pouco além (daí o nome: “básica ampla”). A proteção alcança, também, danos causados por roubos, furtos e problemas elétricos.

Além disso, poderá cobrir a responsabilidade civil: é o caso, por exemplo, de você ser acionado na justiça num processo de indenização por danos morais e materiais.

Outra questão importante é que, em qualquer dos tipos acima listados, poderão ser acrescentadas diversas coberturas complementares, conforme os serviços oferecidos pela seguradora. Por exemplo, o pagamento de aluguel enquanto sua casa ou apartamento estiver em fase de reconstrução.

Quais os benefícios ao cliente?

A contratação de um seguro predial confere enorme segurança e tranquilidade ao proprietário ou responsável, pois acidentes no imóvel podem ocorrer a qualquer momento e por causas inesperadas. Além disso, trata-se de um investimento que apresenta excelente custo-benefício, visto que seu valor não é alto, como muitos pensam.

Por essas e outras razões, manter uma propriedade imobiliária sem seguro não é nada aconselhável, pois um eventual prejuízo que não possa ser indenizado poderá comprometer não somente seu patrimônio, mas sua própria reputação — sem contar a segurança das pessoas a seu redor.

Percebeu a importância de se contratar um seguro predial? É algo que não se pode brincar, não é verdade? E para saber ainda mais, assine nossa newsletter e acompanhe as informações e notícias que publicamos constantemente sobre o assunto. Até breve!

Sobre o autor

F&A Seguros

Deixar comentário.

Share This